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5 dicas para alavancar as ações de trade marketing
É de conhecimento geral que o planejamento estratégico de trade marketing é vital para o negócio. Com ele você consegue analisar a preferência e necessidade do cliente, riscos do negócio, e o principal traças estratégias e objetivos diante das informações coletadas. As ações de trade marketing que seu time de gestão toma, visam majoritariamente melhorar a quantidade e qualidade das vendas, definir quais ações promocionais são mais adequadas à situação, como fortalecer a marca no mercado, pois todas essas ações estão ligadas ao aumento significativo nas vendas.
Além dessas, vamos elencar 5 dicas para te ajudar nesse planejamento, o tornando mais completo e efetivo.
1 – Coleta de forma eficiente e com qualidade dos dados;
Dados e informações levam à tomada de decisão necessária. É o conhecimento e análise dessas informações e dados que traçam as estratégias a serem seguidas, e também podem medir o sucesso das ações já executadas. A coleta de dados é item essencial no planejamento, e é vital que ela seja feita com qualidade pois com isso você evita tempo perdido e informações irrelevantes ao negócio.
Hoje no mercado já existem soluções, como o iMerchan por exemplo, que te ajudam na coleta e processamento dos dados no PDV. Essa praticidade e qualidade dessa solução garantirá uma maior otimização de tempo da sua equipe de campo, e fará com que as informações coletadas possam ser compartilhadas em tempo real com o time de gestão, para que eles possam traçar a melhor estratégia a ser seguida.
2 – Levantamento detalhado dos dados coletados em comparação ao cenário atual;
É de extrema importância e necessidade conhecer em detalhes como está o cenário onde seu negócio atua. Assim, deve haver uma conexão entre a equipe de campo e a de gestão. Após a coleta de qualidade dos dados pelo time de campo, a gestão deverá fazer um levantamento para definir e conhecer como está o cenário atual, item fundamental para elaborar a melhor estratégia para aquele momento específico.
3 – Reúna a equipe, com base no material formado, e defina o comportamento e preferências do seu público, traçando as estratégias e objetivos que desejam alcançar;
Para um planejamento eficiente nada mais efetivo que uma reunião de ideias e informações entre o time. Um bom começo é traçar com base nas informações coletadas qual o perfil do seu público, como a concorrência está posicionada no mercado, conhecer o cenário. Com base nessas informações seu time poderá traçar metas mais efetivas que garantirão que você chegue nos seus objetivos de forma mais rápida e eficiente.
4 – Use sem medo a tecnologia, como por exemplo no PDV;
Não é novidade que a tecnologia alavanca o negócio como um todo. Assim, o time de gestão precisa incluir dentro do planejamento como as ferramentas tecnológicas poderão ser usadas para que atinjam os objetivos traçados. A tecnologia está a nosso favor, basta haver uma boa comunicação entre ela e o planejamento do seu time.
5 – Busque calcular, junto às soluções que o mercado já oferece, os riscos inerentes ao negócio e se prepare para solucioná-los de forma eficiente e ágil.
Quando se fala de negócios em geral, se fala em riscos. Pensando nisso, de nada adianta você ter um planejamento sobre todas estratégias e objetivos que seu negócio necessita se você não medir quais são os riscos presentes no cenário. Assim, aprenda a calcular tais riscos e traçe soluções caso eles venham a acontecer. Hoje, no mercado, há grandes soluções aliadas à tecnologia que podem te proporcionar essa segurança. Caso tenha interesse, confira no nosso site sobre nossas soluções, que poderão te ajudar e alavancar seu negócio.
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