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Como investir e ter sucesso na verba do trade marketing?
A pergunta é sempre a mesma: “Qual deve ser o meu investimento para Trade Marketing e como devo fazê-lo? ”
Uma pergunta comum, mas que sempre temos uma resposta pronta, um parâmetro de despesas e uma clareza maior sobre a verba destinada e o seu papel dentro das organizações.
Há um tempo atrás, a verba destinada ao trade marketing era concentrado, na maioria dos casos, nas grandes redes comerciais, uma vez que elas estavam sempre em evidência junto ao varejo, enquanto as pequenas e médias redes não eram tão exploradas e nem estavam muito em evidência no mercado, fazendo com que não fossem tão procuradas, tornando alto os investimentos no PDV das grandes redes.
Esse quadro, no entanto, começou a sofrer mudanças devido às necessidades dos pequenos mercados e, até mesmo, do novo perfil do consumidor final.
Iniciou-se aí a procura por novos engajamentos comerciais para trabalhar esses campos mais necessitados e tão pouco explorados, mas que vem atraindo um novo público e aumentando a demanda dos produtos consumidos e, até mesmo, em sua base de relacionamento.
Para organizar todos esses dados é importante que se tenha uma dinâmica muito ágil de informações, e sabemos que o método manual demanda muito tempo, seus resultados nem sempre são favoráveis e 100% assertivos.
Além de acabar gerando atrasos na aprovação de ações, as quais deveriam ser resolvidas de imediato, causando transtorno e desconforto para toda a empresa.
Neste artigo, vamos explorar sobre como ter sucesso na verba do trade marketing.
Neste artigo, falaremos sobre:
A importância da verba no trade marketing
A verba do trade marketing é um investimento essencial para o sucesso das estratégias de vendas e marketing. Ela pode ajudar as empresas a:
- Aumentar as vendas: as ações de trade marketing podem ajudar a aumentar a visibilidade dos produtos e marcas nos pontos de venda, o que pode levar a um aumento nas vendas.
- Melhorar a experiência do consumidor: as ações de marketing podem ajudar a melhorar a experiência do consumidor nos pontos de venda, o que pode levar a um aumento na satisfação e na fidelização dos clientes.
- Criar parcerias com varejistas: as ações de trade marketing podem ajudar a criar parcerias com varejistas, o que pode levar a um aumento na visibilidade e na disponibilidade dos produtos e marcas.
A escolha das ações a serem financiadas deve ser feita com base nos objetivos da empresa.
O tamanho da verba do trade marketing varia de empresa para empresa, dependendo do tamanho da empresa, do seu portfólio de produtos e da sua estratégia de vendas e marketing.
No entanto, é importante que a verba seja suficiente para financiar as ações necessárias para alcançar os objetivos da empresa.
Como definir a verba para o trade marketing?
A partir do momento em que temos à disposição informações precisas devido ao uso da automação mobile, teremos em mãos todos os dados necessários para que se possa sentir o mercado e, a partir disso, poder entender quais atividades de trade mais se enquadram no perfil de suas categorias.
No momento em que essas informações vão sendo analisadas, começa-se a perceber as melhores estratégias para os demais segmentos.
Com isso, é preciso definir qual verba será destinada para trade marketing e estabelecer qual percentual a empresa irá destinar ao projeto.
Normalmente essa divisão é feita da seguinte forma: 15% da verba é destinado para despesas comerciais, sendo distribuído para comercial, merchandising, marketing, contratos e afins, fazendo com que o trade trave uma grande luta para conseguir um maior budget dentro desses investimentos.
Recomenda-se começar de forma parcial, apenas com alguns investimentos, fazendo impressões de materiais gráficos, produções de cartazes e produtos promocionais.
Com o tempo, ganhando mercado e confiança, poderá assumir outras gestões como merchandising e, também, validador dos investimentos de vendas.
Diante deste cenário, entendemos que não existe um limite para essa estrutura. As necessidades vão surgindo com o passar do tempo, e é exatamente aí que entram os benefícios da automação de dados, como informações precisas na palma da mão, permitindo visualizar uma foto ou fazer simulação de ROI, dentre outras informações inerentes de um acordo promocional.
No momento que o workflow é submetido para aprovação dentro da indústria, o responsável consegue, na mesma hora, aprovar o acordo eletronicamente, analisando se o resultado é compatível para que se possa investir no cliente.
Como podemos verificar, uma informação que demoraria quase um mês para ser avaliada, pode ser definida em 01 ou 02 dias.
O que a empresa ganha com isso? Ela ganha mais acordos comerciais, ganho de tempo, agilidade, dinheiro e alcance de importantes segmentos do varejo para a categoria desejada.
Mas qual a melhor forma de alterar essa estratégia?
A automatização de informações é a melhor saída para administrar a verba do trade marketing.
Com essa tecnologia, o profissional de trade poderá controlar, por exemplo, fatores como a assiduidade dos profissionais de campo, por meio da tecnologia móvel de geolocalização, roteirização dos colaboradores, suporte ativo junto a equipe de campo, indicadores de plataforma, informações de revenda, controle de brindes e materiais de suporte, controle e aprovação de fotos, indicadores de performance das ações promocionais, entre outros benefícios obtidos através dessa tecnologia mobile.
Com isso, todos saem ganhando – indústria, equipe de merchandising ou vendas, já que trabalham com mais qualidade de tempo e assertividade.
Conclusão
A verba do trade marketing é um investimento essencial para as empresas que atuam no varejo. Para que esse investimento seja eficaz, é preciso que seja planejado e gerenciado de forma inteligente e estratégica.
A alocação de recursos deve ser baseada nos objetivos definidos no planejamento. Os recursos devem ser alocados de forma a maximizar o retorno sobre o investimento. As ações devem ser priorizadas de acordo com a sua importância para o alcance dos objetivos.
Um investimento bem planejado e gerenciado na verba de trade marketing pode trazer benefícios significativos para as empresas. Ele pode ajudar a aumentar as vendas, melhorar a experiência do consumidor e criar parcerias com varejistas.
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